quinta-feira, 3 de setembro de 2009

ESTILOS DE JAZZ

*Dixieland Jazz - A forma mais antiga de música identificada como sendo jazz foi aquela executada em 1917, em New York City, pela "Original Dixieland Jazz Band". Sob o comandode Nick La Rocca, seus membros eram brancos de New Orleans, tocando um estilo que aprenderam com os negros da cidade.

*New York Jazz - Com o tempo, os arranjos escritos e as perfomances solo foramganhando maior interesse, ênfase e renomes começaram a aparecer, como: Sidney Bechet, Ferdinand 'Jelly Roll' Morton, Coleman Hawkins, Louis Armostrong e James P. Johnson, os bandleaders Fletcher Henderson e Duke Ellington. Foi inclusive Henderson quem desenvoveu o estilo conhecido como swing, apresentando o som 'tipo chamada e resposta' entre metais e palhetas, uso intenso de riffs, com arranjos elaborados e frequente inserção de solos de improviso.

*A Era do Boogie-woogie - rata-se de um estilo de piano do jazz, caracterizado por riffs com a mão esquerda sustentados e corridos geralmente ao tempo de oito compassos. Uma versão rítimica instensa da guitarra do blues que era tocada para ser dançada em bordéis e 'rent parties' (bailes para arrecadação de dinheiro), hábito das comunidades negras pobres.

O estilo não era muito popular até a metade dos anos 30, quando teve a atençãode John Hammond, produtor de discos de jazz, que após ouvir uma gravação de "Honky Tonk train Blues", contratou seu compositor, Meade Lux Lewis que trabalhava num lava-carros. Lewis fez vários discos para Hammond, assim como Pine Top Smith e Albert Ammons. Hammond, Smith e Ammons formaram um trio de boogie-woogie e tocaram no Carnegie Hall no auge da febre do ritmo, no final dos anos 30.

*A Era do Jazz Swing - O indioma dominante dos anos 30, e boa parte dos anos 40, era o swing. Usado quase que exclusivamente como música para dançar, o som das big bands empregou muitas das técnicas de Henderson. Entre os nomes mais populares desta época estão as orquestrasde Benny Goodman, Glenn Miller, Woody Hermam, omy e Jimmy Dorsey e Artie Shaw.

*A Era do Bebop - No inicio dos anos 40, as limitações e restrições de arranjos das big bands começaram a fazer com que vários músicos do jazz passassem a rejeitar a linguaem vigente e juntos criaram o que foi conhecido como o Bebop ou Bop, no cenário de New ork. Na liderança deste movimento, Charlie Parker, Dizzy Gillespie, Thelonious Monk e outros.

*A Era do Cool Jazz - Um dos mais importantes estilos do jazz nos anos 50 ficou conhecido por Cool-Jazz.

Sob a liderança de Miles Davis, músicos academicos extremamente treinados inauguram este estilo, caracterizado como uma volta aos princípios do Swing, mas sem dar ênfase ao riffs e ao principio 'chamada e resposta'.

O Cool introduziu uma série de novos instrumentos nesse estilo, como flauta, sax barítono, o flugelhorn e outros.

Seus adeptos rejeitavam a ênfase emocional do bebop, bem como a exploração da extensão e a virtuosidade. Eles preferiamtocar em registros médios, com 'ataque suave', pequeno vibrato e frases de compassos grandes.

*Third Stream - Aliado ao cool-jazz, esse pperíodo foi capaz de combinar formas clássicas modernas às técnicas do jazz, como usar trechos de improvisação, composições escritas para orquestras sinfônicas e de câmara, incluindo quartetos de cordas.

Formas musicais identificadas com a tradição clássica eram utilizadas e a textura polifônica tornou-se importante como pode-se ouvir em trabalhos como os do Modern Jazz Quartet.

*O Jazz dos Anos 60 - O jazz dos anos 60 foi um um espelho das transformações ssociais do momento. Muito dos trabalhos se caracterizavam pela busca de liberdade harmônica, melódica e rítimica.

Um dos nomes de destaque desta época foi Ornette Coleman, cujo álbum "Free Jazz" de 1960, daria a tônica da década. Coleman apresentava oito músicos improvisando individual e coletivamente sem nenhuma idéia pré-determinada. O resultado final foi a quebra total dos padrões que se tinha quanto à improvisação, que por muito tempo foicaracterizada por variações melódicas normalmente baseadas num tom determinado e progressão harmônica.

*O Jazz nos Anos 70 - A década de 70 trouxe o interesse renovado para o estilo, com um 'revival' de muitas das concepções mais tradicionais adicionadass às novas. A popularidade das big bands, usando inumeras características do swing espalhou-se por ginásios e 'campus' universitários.

*O Jazz nos Anos 80 e 90 - Nos anos 80, houve adições ecléticas à linguagem do jazz, o chamado afro-pop (que combinou jazz com sons e ritimos africanos), e a música latino-americana (mais propriamente a brasileira), que trouxe novas variações.

Cada vez mais, músicos de jazz incorporam a formação clássica, como os irmãos Marsalis. Em contraste com uma música cada vez mais complexa e dificil, verifica-se um renovado interesse pelo improvison. O coração do jazz irrompeu em plena era da eletrônica.




IMPACTO NA SOCIEDADE


É exatamente dificil nos dias de hoje imaginar o impactoque essa nova música provocouna sociedade. Esse estilo de música estabeleceu um novo papelpara o jovem dentro da sociedade que até então não era considerada dentro da estrutura clássica da sociedade burguesa e que agora era a nova voz a ser ouvida pelos empresários e pelos novos meios de comunicação em massa. A literatura também foi impactada pelo jazz.

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